Paulo Coelho – Psicólogo
“Mais do que explicar o que acontece, importa compreender porque acontece e o impacto que tem na vida da pessoa”
Consulta de Psicoterapia
A Psicoterapia é uma relação autêntica entre duas pessoas, baseada no diálogo, que procura explorar a visão do mundo do cliente, num ambiente seguro e de confiança.
Mais do que explicar o que acontece, importa compreender porque acontece e o impacto que tem na vida da pessoa: as emoções que desperta, o que diz sobre si, o sentido que tem e o que vai fazer com isso.
Marque uma consulta de Psicoterapia
Pressupostos
Nós existimos no mundo em relação com os outros e as coisas do mundo. Esta permanente inter-relação acontece sempre em contextos específicos, marcados por limitações e possibilidades, que despertam emoções e podem gerar conflito e angústia.
Esta angústia não é um mal, mas parte integrante da nossa existência: se, por um lado, é causadora de sofrimento psicológico, por outro é possibilidade de transformação pessoal.
Se olharmos para nós agora, somos o nosso corpo, as nossas circunstâncias e a nossa história e temos a possibilidade e a responsabilidade de construir um projecto de vida assente naquilo que somos, que reflectirá aquilo que escolhemos.
Relação terapêutica
É na dinâmica inter-relacional entre cliente e terapeuta que o processo terapêutico se desenvolve, procurando: aumentar a consciência de si e dos processos interpessoais; identificar e lidar com as limitações da existência e a necessidade de escolha permanente; facilitar uma atitude mais autêntica face a si próprio; assumir a responsabilidade pelo projecto existencial.
A quem se dirige a psicoterapia
A psicoterapia pode ser útil a qualquer pessoa que queira estar mais consciente de quem é, como é e de como pode viver a sua vida de forma mais autêntica, assumindo a construção do seu projecto de vida.
A psicoterapia ajuda a compreender o sofrimento psicológico e o modo como ele afecta o sujeito, sendo uma forma segura e provada de produzir alívio e mudança.
O sofrimento psicológico é normalmente associado a várias causas, que elenco abaixo, entre outras.
- Depressão – falta de auto-estima, comportamentos auto-destructivos, alterações de humor;
- Ansiedade – ataques de pânico, medos específicos;
- Tristeza – causada por luto, perda, situações de vida difíceis;
- Relações – solidão, ciúmes, problemas sexuais, separações;
- Crise existencial – perda de sentido para a vida, ausência de projectos;
- Identidade sexual – incerteza, dificuldades de aceitação;
- Dependências – abuso de álcool e outras substâncias, jogo e outros vícios;
- Imagem corporal – insatisfação com a realidade, má percepção.
Marque a sua primeira sessão
Para mais informações ou para marcação de consultas por favor utilize os seguintes contactos
© Dr Paulo Coelho - Psicoterapia e Psicologia