Paulo Coelho – Psicólogo

“Mais do que explicar o que acontece, importa compreender porque acontece e o impacto que tem na vida da pessoa”

Consultas de Psicoterapia

A Psicoterapia é uma relação autêntica entre duas pessoas, baseada no diálogo, que procura explorar a visão do mundo do cliente, num ambiente seguro e de confiança.

Mais do que explicar o que acontece, importa compreender porque acontece e o impacto que tem na vida da pessoa: as emoções que desperta, o que diz sobre si, o sentido que tem e o que vai fazer com isso.

Pressupostos

Nós existimos no mundo em relação com os outros e as coisas do mundo. Esta permanente inter-relação acontece sempre em contextos específicos, marcados por limitações e possibilidades, que despertam emoções e podem gerar conflito e angústia.

Esta angústia não é um mal, mas parte integrante da nossa existência: se, por um lado, é causadora de sofrimento psicológico, por outro é possibilidade de transformação pessoal.

Se olharmos para nós agora, somos o nosso corpo, as nossas circunstâncias e a nossa história e temos a possibilidade e a responsabilidade de construir um projecto de vida assente naquilo que somos, que reflectirá aquilo que escolhemos.

Relação terapêutica

É na dinâmica inter-relacional entre cliente e terapeuta que o processo terapêutico se desenvolve, procurando: aumentar a consciência de si e dos processos interpessoais; identificar e lidar com as limitações da existência e a necessidade de escolha permanente; facilitar uma atitude mais autêntica face a si próprio; assumir a responsabilidade pelo projecto existencial.

A quem se dirige a psicoterapia

A psicoterapia pode ser útil a qualquer pessoa que queira estar mais consciente de quem é, como é e de como pode viver a sua vida de forma mais autêntica, assumindo a construção do seu projecto de vida.

A psicoterapia ajuda a compreender o sofrimento psicológico e o modo como ele afecta o sujeito, sendo uma forma segura e provada de produzir alívio e mudança.

O sofrimento psicológico é normalmente associado a várias causas, que elenco abaixo, entre outras.

  • Depressão – falta de auto-estima, comportamentos auto-destructivos, alterações de humor;
  • Ansiedade – ataques de pânico, medos específicos;
  • Tristeza – causada por luto, perda, situações de vida difíceis;
  • Relações – solidão, ciúmes, problemas sexuais, separações;
  • Crise existencial – perda de sentido para a vida, ausência de projectos;
  • Identidade sexual – incerteza, dificuldades de aceitação;
  • Dependências – abuso de álcool e outras substâncias, jogo e outros vícios;
  • Imagem corporal – insatisfação com a realidade, má percepção.

Marque a sua primeira sessão

Para mais informações ou para marcação de consultas por favor utilize os seguintes contactos

© Dr Paulo Coelho - Psicoterapia e Psicologia

webdesign by: criativo.net